Para se vacinar é necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima com documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do SUS. Antes as doses eram exclusivas para grupos prioritários. Vacina contra a gripe está disponível para toda a população do Tocantins
O público-alvo da vacinação contra o vírus da influenza, causador da gripe, foi ampliado no Tocantins. A partir de agora, qualquer pessoa a partir de seis meses de vida pode ser imunizada contra o vírus.
Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A medida foi anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) do Tocantins no sábado (26). Anteriormente, as doses dos imunizantes eram exclusivas para grupos prioritários, que incluíam gestantes, crianças de seis meses a menores de seis anos, professores, idosos a partir de 60 anos, pessoas em situação de rua, entre outros.
Até esta terça-feira (29), 168.625 doses foram aplicadas no Tocantins. Número que corresponde a 32,08% da meta da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que é vacinar um total de 569.884 indivíduos em todo estado.
LEIA TAMBÉM:
Operação investiga grupo suspeito de usar empresas de fachada para sonegar mais de R$ 35 milhões em impostos
Idoso é atacado por pitbull de vizinho ao sair de casa e fica gravemente ferido
Suspeito de matar auxiliar de mecânico com facada na cabeça em festa é preso
Vacinação contra a influenza é ampliada em todo o estado
Divulgação SES-TO
Essa alteração do público se deve ao baixo índice de cobertura vacinal e alto estoque de vacinas da Influenza Trivalente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), da SES.
A ampliação da vacina é uma forma de prevenir a circulação do vírus, além de ser essencial para controlar possíveis epidemias.
“O objetivo principal da vacinação contra a gripe é proteger contra as formas graves da infecção pelo vírus da influenza”, explicou Juliana Araújo, enfermeira do Centro Municipal de Reabilitação Física (CEMURF).
Para se vacinar é necessário procurar uma unidade de saúde mais próxima com documentos pessoais, cartão de vacina e cartão do Sistema Único Básico de Saúde (SUS).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Reinaldo Carvalho é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patricio Reis.
Fonte: G1 Tocantins