Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM domingo, 7 junho
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Motorista é encontrado ao lado dos corpos do pai e da mulher após carro cair em ribanceira

    junho 7, 2026

    Força-tarefa encontra quase meia tonelada de cocaína enterrada e prende dois suspeitos no interior do TO

    junho 7, 2026

    Cantora gospel que morreu no Tocantins tinha vida dedicada à evangelização

    junho 7, 2026

    Pesquisador diz que investigação de luzes piscando filmadas no TO exigiria coleta de amostras do solo

    junho 7, 2026

    ‘Mistura do Brasil com o Egito’ e gol do Zico: veja memes do amistoso da seleção

    junho 6, 2026

    Futebol na era da IA: sistema analisa dribles, chutes e desempenho de jovens atletas e ajuda a encontrar novos craques

    junho 6, 2026

    Como serão as viagens no avião criado para fazer a rota mais longa do mundo

    junho 6, 2026

    Trump diz que EUA avaliam comprar participação em empresas de inteligência artificial

    junho 5, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Motorista é encontrado ao lado dos corpos do pai e da mulher após carro cair em ribanceira

    junho 7, 2026

    Força-tarefa encontra quase meia tonelada de cocaína enterrada e prende dois suspeitos no interior do TO

    junho 7, 2026

    Cantora gospel que morreu no Tocantins tinha vida dedicada à evangelização

    junho 7, 2026

    Pesquisador diz que investigação de luzes piscando filmadas no TO exigiria coleta de amostras do solo

    junho 7, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Entretenimento»Indefinição deixa órgãos ligados ao Ministério de Ciência e Tecnologia sem diretores; entenda
Entretenimento

Indefinição deixa órgãos ligados ao Ministério de Ciência e Tecnologia sem diretores; entenda

fevereiro 21, 2025Nenhum comentário1 Visitas
Diretor do Inpe cumpriu aviso e entregou cargo nesta quinta-feira (20). Lista tríplice para o Cemaden aguarda decisão de ministra. Cemaden, em São José dos Campos
Divulgação/Cemaden
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), principais órgãos de monitoramento de desastres naturais, queimadas e pesquisas espaciais do país, estão sem um gestor titular.
O processo de sucessão no Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) se arrasta desde julho do ano passado, quando foi publicado o edital do processo de escolha para a direção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Já o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Clezio de Nardin, entregou o pedido de exoneração oficialmente nesta quarta-feira (19).
Engenheiro eletricista e doutor em Geofísica Espacial, Nardin assumiu o Inpe em outubro de 2020. Ele sucedeu o coronel da reserva da Aeronáutica Darcton Policarpo Damião, que ocupou a cadeira de forma interina, após a exoneração de Ricardo Galvão, em agosto de 2019.
LEIA TAMBÉM:
MPF instaura inquérito para apurar as condições estruturais e de trabalho no Cemaden
Diretor do Inpe pede exoneração e substituto assume comando do instituto, enquanto comissão escolhe nova direção
Galvão foi exonerado depois de um embate público com o então presidente Jair Bolsonaro por causa da divulgação dos números de desmatamento – uma das atribuições do Inpe.
Em um evento em 2019, sem citar o nome de Galvão, Bolsonaro afirmou: “o chefe do Inpe. Antes de qualquer divulgação, (deve) procurar o seu ministro, no caso, o Marcos Pontes. E o Marcos Pontes, dada a gravidade do assunto, me procurar também e nós conversamos. Nós três. Não posso admitir irresponsabilidade na divulgação de certos números por parte de funcionários”.
Nardin cumpriu os quatro anos de mandato no ano passado. Nesta semana, em reunião em Brasília, pediu para deixar o cargo.
“Nós temos no estatuto do Inpe um período de quatro anos. E quando esse período se aproxima, o conselho técnico científico informa a ministra de que o tempo está se aproximando de quatro anos, que é o que se julga razoável para uma pessoa ficar à frente de uma direção por ciclo. Foi feito isso em maio do ano passado”, explicou Clézio.
“Estava demorando muito, começa a passar muito tempo dos quatro anos, os quatro anos se encerraram em outubro do ano passado, então isso começa a criar uma ansiedade, porque as pessoas gostariam que fosse seguido o rito, então eu pedi para a ministra nomear a comissão de busca e pedi a minha exoneração”, concluiu Clézio.
Com a saída de Clézio do cargo, o ministério informou que a direção interina do Inpe será exercida pelo tecnologista Antonio Miguel Vieira Monteiro, enquanto uma comissão de busca seleciona um novo diretor para o instituto. Não há prazo para definição do cargo.
Diretor do Inpe pede exoneração do cargo
Esse mesmo processo se arrasta desde o ano passado para escolha do chefe de outro órgão vinculado ao Ministério da Tecnologia, Ciência e Inovação: o Cemaden.
O diretor Osvaldo Luiz Leal de Moraes deixou o cargo em abril de 2023, para assumir o Departamento para o Clima e Sustentabilidade, vinculado ao próprio MCTI. Um ano e três meses depois, em julho de 2024, uma comissão foi aberta, quatro candidaturas homologadas em setembro, e uma lista tríplice enviada para a ministra Luciana Santos.
Desde a saída de Osvaldo, Regina Célia dos Santos Alvalá responde pelo cargo. Ela é uma das pessoas que se candidataram para assumir a direção do Centro.
Na última segunda-feira (17), durante um evento no próprio Cemaden em São José dos Campos, no interior de São Paulo, a ministra Luciana Santos falou sobre a escolha do novo diretor do Centro.
“Nós estamos na fase final, não demorará, vamos o mais breve possível concluir o processo do comitê de busca no Cemaden”, disse a ministra.
Em janeiro, o blog de Valdo Cruz, do g1, publicou que o presidente Lula (PT) deve deslocar a atual ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), para o Ministério das Mulheres.
Governo Federal vai contratar servidores para o Cemaden
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

‘Mistura do Brasil com o Egito’ e gol do Zico: veja memes do amistoso da seleção

junho 6, 20260 Visitas

Futebol na era da IA: sistema analisa dribles, chutes e desempenho de jovens atletas e ajuda a encontrar novos craques

junho 6, 20260 Visitas

Como serão as viagens no avião criado para fazer a rota mais longa do mundo

junho 6, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025241 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 202586 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202560 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.