Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM sexta-feira, 14 agosto
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 13 de agosto de 2026

    agosto 13, 2026

    Grávida vítima de acidente morre após parto de emergência e ser levada à UTI, diz tia

    agosto 13, 2026

    TRE mantém cassação de prefeito e vice de Barrolândia e determina novas eleições

    agosto 13, 2026

    Grávida ferida em acidente que deixou dois mortos passa por parto de emergência e é levada à UTI, diz tia

    agosto 13, 2026

    É #FAKE vídeo de robô de entregas da Amazon se jogando no mar

    agosto 14, 2026

    Grupo de hackers diz ter roubado dados de quase 50 empresas, incluindo Philips e Shell

    agosto 13, 2026

    Instagram muda identidade visual pela 1ª vez em 10 anos; veja como ficou

    agosto 13, 2026

    OpenAI, do ChatGPT, diz que IA pode adicionar R$ 1 trilhão ao PIB do Brasil em três anos

    agosto 13, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    É #FAKE vídeo de robô de entregas da Amazon se jogando no mar

    agosto 14, 2026

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 13 de agosto de 2026

    agosto 13, 2026

    Grávida vítima de acidente morre após parto de emergência e ser levada à UTI, diz tia

    agosto 13, 2026

    Grupo de hackers diz ter roubado dados de quase 50 empresas, incluindo Philips e Shell

    agosto 13, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Entretenimento»É #FAKE vídeo de robô de entregas da Amazon se jogando no mar
Entretenimento

É #FAKE vídeo de robô de entregas da Amazon se jogando no mar

agosto 14, 2026Nenhum comentário0 Visitas
Vídeo de caminhão-robô se jogando no mar tem origem sintética
g1
Circulam nas redes sociais publicações exibindo um vídeo de um caminhão-robô da Amazon se jogando no mar. É #FAKE.
Selo Fake (Horizontal)
g1
🔴 Como são os posts?
As publicações viralizaram a partir de 4 de agosto no X e no Instagram, onde passaram de 1 milhão de visualizações. Elas exibem o vídeo de um caminhão-robô da Amazon, de quatro rodas, andando desgovernado em direção ao mar. Sobreposta ao vídeo, há uma caixa de texto, em espanhol, dizendo: “Estranho: Robô da Amazon deixa o trabalho e se lança ao mar”.
Veja dois exemplos de legendas que acompanham o vídeo: “Ele [o robô] viu uma oportunidade e se lembrou de que era livre”; e”Hoje eu estou só o robô empregado da Amazon”.
A associação do veículo com a empresa é reforçada pela presença do logotipo Prime, desenhado em branco, na traseira e nas laterais. O símbolo indica o serviço de assinatura paga da Amazon.
O Fato ou Fake mostrou o post à assessoria de imprensa da companhia, que enviou a seguinte mensagem: “Confirmamos que o vídeo mencionado é falso e não possui qualquer relação com a Amazon”.
⚠️ Por que É #FAKE?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao Backstory, ferramenta do Google que identifica o contexto original de publicações e verifica a autenticidade com base em evidências disponíveis na internet. Veja resposta:
“A investigação sobre a autenticidade da imagem revela evidências significativas de que o conteúdo pode ser gerado ou manipulado por inteligência artificial. O robô retratado é o Amazon Scout, um modelo de entrega autônoma em calçadas que teve seus testes de campo encerrados pela Amazon em outubro de 2022. Conforme os resultados da análise de detecção de IA, a imagem apresenta padrões consistentes com a geração por inteligência artificial. Não existem registros em fontes de notícias confiáveis ou comunicados oficiais da Amazon que confirmem tal incidente envolvendo um de seus robôs, especialmente considerando que o programa Scout não está mais em operação ativa conforme os moldes mostrados na imagem. A combinação da detecção técnica de padrões de IA, do histórico do programa de robôs da empresa e da recepção cética nas redes sociais sugere que o conteúdo não retrata um evento real ocorrido recentemente”.
O Fato ou Fake também selecionou um frame (imagem estática) fez uma busca reversa no Google Lens. Esse procedimento revela se um conteúdo já estava publicando anteriormente na internet – e em que contexto. O resultado mais antigo levou a uma publicação feita no Instagram, em 1º de agosto, por um usuário do Instagram que se descreve como “mágico”.
No post, há um selo indicando “Informação de IA”, disponibilizado pela própria plataforma para apontar materiais criados ou adulterados com inteligência artificial. A questão é que essa marcação pode se perder em futuras republicações por outras contas nas redes sociais.
O robô do vídeo falso se parece com o Scout, um veículo autônomo e elétrico desenvolvido pela Amazon em 2019 e descontinuado em 2022. Mas o equipamento real tinha seis rodas — e não quatro, como na versão fake. Além disso, os logotipos da Prime eram exibidos apenas nas laterais (veja comparação abaixo).
À esquerda: imagem falsa do robô caindo no mar; à direita: imagem real do robô “Scout”, criado pela Amazon em 2019 e descontinuado em 20233
g1
O início dos testes do Scout foi anunciado em um artigo publicado pela Amazon em 23 de janeiro de 2019 intitulado “Meet Scout”. No texto, a companhia informou que o robô circularia apenas em Snohomish County, um condado do estado de Washington, na costa oeste dos Estados Unidos.
Em um segundo artigo, de 21 de julho de 2020, a companhia informou que estava ampliando os testes do Scout para outras regiões: o condado de Everett, em Washington; Irvine, subúrbio de Los Angeles; Tennessee; e Atlanta.
Em 2023, Jiahao Lim, um engenheiro mecânico que trabalhou no desenvolvimento do robô, escreveu, em seu LinkedIn, que o novo sistema de entregas tinha sido descontinuado, porque não atendia plenamente às necessidades dos clientes:
“Faz uma semana que o Amazon Scout foi cancelado. Trabalhei no Scout desde o final de 2017, vindo da aquisição da Dispatch, e acompanhei o crescimento da organização de uma equipe de mais de 30 pessoas para um pico de 300 a 400, depois voltando para mais de 30 em outubro de 2022, até o cancelamento definitivo do programa na semana passada […] Levamos quatro anos para descobrir que nossos clientes finais não se comportavam da maneira que esperávamos”.
Ao Fato ou Fake, a companhia norte-americana confirmou a versão do ex-funcionário sobre o cancelamento do programa de entrega a domicílio robotizado.
Vídeo de caminhão-robô se jogando no mar tem origem sintética
g1
Veja também
É #FAKE vídeo de Drauzio Varella recomendando tratamento para disfunção erétil; imagens foram manipuladas com IA
É #FAKE vídeo de Drauzio Varella recomendando tratamento para disfunção erétil
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Agora no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
GloboPop: clique para ver vídeos do palco de Fato ou Fake
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Grupo de hackers diz ter roubado dados de quase 50 empresas, incluindo Philips e Shell

agosto 13, 20260 Visitas

Instagram muda identidade visual pela 1ª vez em 10 anos; veja como ficou

agosto 13, 20260 Visitas

OpenAI, do ChatGPT, diz que IA pode adicionar R$ 1 trilhão ao PIB do Brasil em três anos

agosto 13, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025255 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 2025101 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202563 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check