Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM quarta-feira, 12 agosto
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Homem e mulher mortos em acidente com carro prensado entre carretas são identificados

    agosto 12, 2026

    VÍDEOS: Bom Dia Tocantins de quarta-feira, 12 de agosto de 2026

    agosto 12, 2026

    Jovem resgatada de cárcere privado em Palmas disse que tentava ir embora há meses

    agosto 12, 2026

    Veja quais são os novos cursos de graduação que serão ofertados pela UFT

    agosto 12, 2026

    Os trabalhadores que ‘dão adeus à CLT’ atrás do sonho de viver fazendo vídeos de IA

    agosto 12, 2026

    Projeto de ‘avião-arraia’ promete tornar voos mais baratos; veja como ele será

    agosto 12, 2026

    ‘Eles queriam a revolução’: grupo que planejava ataques em Brasília defendia ‘abolição do Estado’ e disseminava discurso nazista e misógino

    agosto 12, 2026

    Claude, rival do ChatGPT, vai revelar quem criou texto com IA; veja como vai funcionar

    agosto 11, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Homem e mulher mortos em acidente com carro prensado entre carretas são identificados

    agosto 12, 2026

    VÍDEOS: Bom Dia Tocantins de quarta-feira, 12 de agosto de 2026

    agosto 12, 2026

    Jovem resgatada de cárcere privado em Palmas disse que tentava ir embora há meses

    agosto 12, 2026

    Veja quais são os novos cursos de graduação que serão ofertados pela UFT

    agosto 12, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Tocantins»Prefeita exonera pai após MPE apontar nepotismo e depois o nomeia em outra secretaria
Tocantins

Prefeita exonera pai após MPE apontar nepotismo e depois o nomeia em outra secretaria

outubro 9, 2025Nenhum comentário4 Visitas
Prefeita exonera e nomeia pai novamente mesmo após MP apontar nepotismo
A prefeita de Alvorada, Thaynara de Melo Moura (União), voltou a nomear o próprio pai para o cargo de secretário. Ele havia sido exonerado da função de secretário de Infraestrutura do município após recomendação do Ministério Público, que apontou possível caso de nepotismo na prefeitura. Desta vez, ele foi nomeado secretário de Agricultura e Pecuária.
O g1 solicitou um posicionamento à Prefeitura de Alvorada, mas não teve resposta até a publicação da reportagem.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O Ministério Público informou que está acompanhando a nova nomeação do pai da prefeita. O órgão também afirmou que foi expedido um novo ofício para que o município comprove, em um prazo de cinco dias, a aptidão técnica dele para a função (veja nota completa abaixo).
A nova nomeação do pai da prefeita foi publicada no dia 7 de outubro de 2025. O texto do decreto diz que Alan Geraldo de Moura fica nomeado “para o cargo de confiança e de provimento em comissão de Secretário Municipal de Agricultura e Pecuária”.
O g1 não conseguiu contato com o secretário.
LEIA TAMBÉM
Prefeita nomeia pai, madrasta, cunhada e tios para cargos públicos em Alvorada do Tocantins
Filhos, cunhados e esposas: parentes nomeados em cargos públicos estão na mira do Ministério Público
Nomeação de pai, madrasta, cunhada e tios
Prefeita Thaynara de Melo Moura (União) nomeou parentes para cargos da Prefeitura de Alvorada
Reprodução/ Instagram Prefeitura de Alvorada
Segundo o MP, além do pai, a prefeita havia nomeado a madrasta como secretária de Assistência Social, uma cunhada como controladora-geral do município e um tio como diretor de Esportes. Além disso, duas tias foram contratadas pela Secretaria de Educação, além da esposa do secretário de saúde do município, que foi nomeada farmacêutica na cidade.
O Ministério recomendou a exoneração dos sete funcionários. Logo depois, o município apresentou resposta para a promotoria de Justiça, que manteve a recomendação, na última quinta-feira (2), para a exoneração de seis deles. Apenas a madrasta da prefeita poderia permanecer na Secretaria de Assistência Social, por possuir experiência na área.
O MPE informou também que não foi apresentada comprovação de qualificação técnica compatível com os cargos ocupados pelos parentes da prefeita, fato que reforça a irregularidade das nomeações.
A recomendação se baseia na Súmula Vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal, que proíbe a nomeação de parentes até o terceiro grau para cargos comissionados ou funções gratificadas.
O descumprimento da recomendação pode resultar em ação civil pública por ato de improbidade administrativa, com pedido judicial de exoneração imediata dos envolvidos e comunicação aos Tribunais de Contas.
No documento do Ministério Público, o promotor André Felipe Santos Coelho orientou à prefeitura que implemente mecanismos de controle interno, para evitar novas nomeações irregulares, e exija comprovação mínima de qualificação técnica para os cargos.
Veja íntegra da nota do Ministério Público
O Ministério Público do Tocantins (MPTO) informa que está acompanhando o caso referente à nomeação do pai da prefeita municipal para o cargo de secretário de Agricultura e Pecuária.
O promotor de Justiça André Felipe dos Santos Coelho, expediu nesta quarta-feira, 08, novo ofício à Prefeitura de Alvorada, solicitando, no prazo de cinco dias, o envio de documentos que comprovem a aptidão técnica do servidor para o exercício da função.
O MPTO reforça que o tema está sob análise e que eventuais medidas serão adotadas conforme o resultado da apuração.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Homem e mulher mortos em acidente com carro prensado entre carretas são identificados

agosto 12, 20260 Visitas

VÍDEOS: Bom Dia Tocantins de quarta-feira, 12 de agosto de 2026

agosto 12, 20260 Visitas

Jovem resgatada de cárcere privado em Palmas disse que tentava ir embora há meses

agosto 12, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025255 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 2025101 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202563 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check