Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM sexta-feira, 1 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 30 de abril de 2026…

    abril 30, 2026

    Pessoa tranquila e pai de família: saiba quem era o comerciante encontrado morto dentro de fossa após sair para pescar no TO

    abril 30, 2026

    Comerciante desaparecido após sair para pescar é encontrado morto dentro de fossa no TO, dizem bombeiros

    abril 30, 2026

    Brincadeira do ‘assobio’ lota grupo de aplicativo no TO e viraliza nas redes; VÍDEO

    abril 30, 2026

    Zuckerberg atribui demissões em massa na Meta a investimento em IA e não descarta novos cortes

    abril 30, 2026

    ‘Não li as letras miúdas’, diz Musk durante julgamento contra a OpenAI

    abril 30, 2026

    China lança campanha contra uso indevido de IA

    abril 30, 2026

    Anatel suspende leilão da faixa 700 MHz após decisão da Justiça

    abril 30, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 30 de abril de 2026…

    abril 30, 2026

    Pessoa tranquila e pai de família: saiba quem era o comerciante encontrado morto dentro de fossa após sair para pescar no TO

    abril 30, 2026

    Zuckerberg atribui demissões em massa na Meta a investimento em IA e não descarta novos cortes

    abril 30, 2026

    Comerciante desaparecido após sair para pescar é encontrado morto dentro de fossa no TO, dizem bombeiros

    abril 30, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Entretenimento»5 oásis incríveis pelo mundo (um deles é vizinho ao Brasil)
Entretenimento

5 oásis incríveis pelo mundo (um deles é vizinho ao Brasil)

março 31, 2025Nenhum comentário2 Visitas
Do Peru a Omã, esses locais de exuberância inesperada proporcionaram alívio da aridez de desertos por milênios. Há milênios que os oásis nos atraem e cativam, oferecendo refúgio ao viajante do deserto com suas piscinas e sombras
Getty Images via BBC
Os oásis são um milagre da natureza.
Basta um pouco de água e as terras mais áridas florescem rapidamente de forma exuberante, oferecendo frutos doces como figos e tâmaras.
Os oásis são verdadeiras ilhas em vastos mares desérticos.
A água da chuva, que caiu centenas de anos atrás e se acumulou em mananciais ou aquíferos subterrâneos, brota na superfície e possibilita o desenvolvimento da fauna e da flora.
E também alimenta a vida humana, pois nossa história nesses refúgios naturais remonta a milênios. No oásis bíblico de Ein Gedi, no vale do Mar Morto, foram encontradas provas de assentamentos humanos datados de 6000 a.C.
Os oásis também marcaram o estabelecimento de comunidades e rotas comerciais.
O deserto do Saara, por exemplo, abriga cerca de 90 oásis importantes. Mas, por ser o maior deserto do planeta, é preciso percorrer longos caminhos para conhecê-los.
Os desertos ocupam vastas superfícies. Sua extensão é medida em milhares ou milhões de quilômetros quadrados. Já os oásis são minúsculos – o maior deles ocupa menos de 100 km².
Por tudo isso, os oásis são valiosos e excepcionais. Vamos, então, viajar ao redor do mundo, destacando cinco deles.
✈️ Feriado da Páscoa e de Tiradentes: veja destinos brasileiros para economizar e fugir da muvuca
1. Oásis Yueyaquan, China
O oásis Yueyaquan, azul e em forma de meia-lua
Getty Images via BBC
Encravado entre as dunas douradas do deserto de Góbi, na província de Gansu (noroeste da China), fica o oásis Yueyaquan (月牙泉 – “Fonte da Lua Crescente”, em mandarim).
O local parece ter saído de um conto de fadas. Seu lago é diminuto e suas águas são cristalinas.
Estima-se que o oásis tenha surgido 2 mil anos atrás. Ele foi uma parada importante para os viajantes da antiga Rota da Seda.
No Ocidente, o Lago da Lua Crescente ficou conhecido graças ao livro The Gobi Desert (O Deserto de Góbi, em tradução livre), das missionárias protestantes Mildred Cable (1878-1952) e Francesca French (1871-1960). Elas passaram mais de 10 anos percorrendo a região.
Cable e French chegaram ao oásis em um momento crucial, segundo seu próprio relato:
“Ao nosso redor, só conseguíamos ver altíssimos montes de areia, testemunhas da nossa busca inútil. Até que, com um desesperado esforço final, subimos o último pico e olhamos para baixo.”
“Vimos um lago, e sua beleza era cativante.”
Mas o lago correu o risco de ser absorvido pelo deserto à sua volta. Na década de 1990, descobriu-se que o nível médio da água havia diminuído de cinco metros para apenas um.
Felizmente, foram tomadas medidas para reabastecê-lo em 2006, preservando sua impressionante beleza.
2. Oásis de Huacachina, Peru
Oásis de Huacachina é cercado por árvores e casas
Willian Justen de Vasconcellos/Unsplash
Huacachina é o único oásis natural da América do Sul. Ele fica no sul do Peru, entre as maiores dunas do continente.
Reza a lenda que suas águas são as lágrimas de uma donzela chamada Huacachina. Ela chorava a morte do seu amado, um guerreiro inca.
Depois de soluçar por dias e noites, ela percebeu que outro guerreiro a observava. Huacachina então se lançou sobre o lago criado pelas suas lágrimas.
Horas depois, ela tentou sair da água e percebeu que havia se transformado em uma sereia.
Como ocorre com muitos outros oásis pelo mundo, Huacachina está ameaçado pela demanda cada vez maior de água na região. A perfuração de poços nas suas proximidades e a evaporação durante os verões mais quentes provocaram a queda do nível do lago, forçando o bombeamento de água.
Localizado a 300 km da capital peruana, Lima, o oásis tem cerca de 100 moradores permanentes – e sua paisagem espetacular atrai muitos turistas.
Veja qual cidade brasileira entrou na lista dos ’10 destinos em alta’ para os próximos meses
Veja qual cidade brasileira entrou na lista dos ’10 destinos em alta’
3. Wadi Bani Khalid, Omã
De água cristalina e azul-turquesa, o oásis Wadi Bani Khalid tem vegetação no meio do deserto
Getty Images via BBC
A palavra “wadi”, em árabe, define o leito de um rio seco ou abastecido esporadicamente pelas chuvas, criando charcos de água parada ao longo do percurso.
O oásis de Wadi Bani Khalid fica no deserto de Wahiba, em Omã. Ele é alimentado pelas chuvas e pelas águas termais da caverna próxima de Muqal.
Seus belos lagos, poços e vegetação exuberante contrastam com a árida paisagem do deserto.
Os primeiros moradores da região foram tribos de beduínos. Mas, hoje em dia, o local é popular entre os visitantes. Alguns deles se dedicam a explorar as grutas, outros se banham nas piscinas naturalmente aquecidas.
4. Oásis de Al-Ahsa, Arábia Saudita
O oásis de Al-Ahsa é formado por tamareiras
Getty Images via BBC
Esta imagem é diferente do que normalmente imaginamos de um oásis, não é verdade? Afinal, muitos deles são apenas pequenos lagos ou tanques.
Mas o oásis de Al-Ahsa, na Arábia Saudita, é gigantesco. Sua superfície é de cerca de 85 km², o que o configura como o maior oásis do mundo.
A região é fértil e se estende por 12 mil hectares. Ela abriga mais de 2,5 milhões de tamareiras e também conta com grutas, canais, antigas fortalezas e mesquitas.
As evidências arqueológicas indicam que a região é habitada desde os tempos pré-históricos. Em 2018, o oásis foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco, como “exemplo excepcional de interação humana com o meio ambiente”.
Taxa do turista: destinos da Europa e Ásia ampliam cobrança para conter excesso de viajantes
5. Oásis Agua Caliente, Estados Unidos
O oásis Agua Caliente é abastecido por um manancial termal natural
Getty Images via BBC
O oásis Agua Caliente (“Água Quente”, em espanhol) fica no deserto de Sonora, perto da cidade de Tucson, no estado americano do Arizona. Ele é rodeado de palmeiras e abriga fauna silvestre, como tartarugas e aves.
O local é abastecido por um manancial termal natural. Por isso, a tribo nativa americana Cahuilla o chamava originalmente de “Sec-he”, que significa “som de água fervente”. A tribo habitou a região por 5 mil anos.
Os espanhóis o rebatizaram como “Agua Caliente” durante a colonização local, no final do século 18.
Entre 1877 e 1882, o oásis funcionou como balneário medicinal e recreativo. Posteriormente, diversos proprietários o mantiveram para criação de gado.
Originalmente, duas fontes alimentavam os tanques. Uma delas era quente e a outra, fria.
Mas, na década de 1930, para tentar aumentar a vazão, os mananciais foram explorados, provocando o efeito contrário: as duas fontes se fundiram e a vazão foi reduzida.
Nos anos 1960, o condado de Pima comprou os 41 hectares do local, criando o Parque Agua Caliente, que inclui e mantém o oásis.
Veja os 10 destinos de viagem que são tendência em 2025; só tem um brasileiro na lista
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Zuckerberg atribui demissões em massa na Meta a investimento em IA e não descarta novos cortes

abril 30, 20260 Visitas

‘Não li as letras miúdas’, diz Musk durante julgamento contra a OpenAI

abril 30, 20260 Visitas

China lança campanha contra uso indevido de IA

abril 30, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025237 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 202579 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202559 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.