Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM sexta-feira, 1 maio
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 30 de abril de 2026…

    abril 30, 2026

    Pessoa tranquila e pai de família: saiba quem era o comerciante encontrado morto dentro de fossa após sair para pescar no TO

    abril 30, 2026

    Comerciante desaparecido após sair para pescar é encontrado morto dentro de fossa no TO, dizem bombeiros

    abril 30, 2026

    Brincadeira do ‘assobio’ lota grupo de aplicativo no TO e viraliza nas redes; VÍDEO

    abril 30, 2026

    Zuckerberg atribui demissões em massa na Meta a investimento em IA e não descarta novos cortes

    abril 30, 2026

    ‘Não li as letras miúdas’, diz Musk durante julgamento contra a OpenAI

    abril 30, 2026

    China lança campanha contra uso indevido de IA

    abril 30, 2026

    Anatel suspende leilão da faixa 700 MHz após decisão da Justiça

    abril 30, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 30 de abril de 2026…

    abril 30, 2026

    Pessoa tranquila e pai de família: saiba quem era o comerciante encontrado morto dentro de fossa após sair para pescar no TO

    abril 30, 2026

    Zuckerberg atribui demissões em massa na Meta a investimento em IA e não descarta novos cortes

    abril 30, 2026

    Comerciante desaparecido após sair para pescar é encontrado morto dentro de fossa no TO, dizem bombeiros

    abril 30, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Entretenimento»‘Fábricas de golpes’ em Mianmar com pessoas escravizadas acessam internet por operadora de Musk, diz revista
Entretenimento

‘Fábricas de golpes’ em Mianmar com pessoas escravizadas acessam internet por operadora de Musk, diz revista

fevereiro 28, 2025Nenhum comentário7 Visitas
Brasileiro recentemente resgatado confirmou uso do serviço da Starlink nos locais usados para a aplicação de fraudes online, reportado pela revista Wired. Empresa não se posicionou sobre o assunto. Serviço da Starlink é prestado por meio de operadoras credenciadas
Getty Images via BBC
As ‘fábricas de golpes online’ que funcionam em Mianmar e contam com pessoas escravizadas como força de trabalho estão conseguindo acesso à internet por meio do serviço via satélite da Starlink, de Elon Musk, segundo reportagem da revista norte-americana Wired.
De acordo com a publicação, registros de telefones celulares utilizados na área, evidências fotográficas e testemunhos de vítimas apontam que, apesar dos esforços para que a conexão de internet dos locais seja cortada, o acesso ocorre por meio da Starlink – que é oferecida pela empresa aeroespacial de Musk, a SpaceX.
O g1 entrou em contato com um brasileiro recentemente resgatado de uma dessas fábricas, e ele confirmou que os criminosos utilizam internet via Starlink no local. Segundo ele, a conexão era lenta e tinha períodos de instabilidade.
Os exploradores do esquema enfrentam obstáculos e restrições para se conectar a operadores de telefonia em Mianmar e na Tailândia, segundo a reportagem da Wired. A Starlink, com conexão via satélite e disponibilidade em regiões remotas e de difícil acesso, se tornou a solução para manter o acesso.
Em oito locais usados para os golpes, foi possível identificar que 412 dispositivos usaram a Starlink como provedora. Em quatro meses, há mais de 40 mil registros de acesso ao serviço de Musk por meio desses aparelhos, segundo a revista.
A revista afirma que obteve dados de dispositivos na área das fábricas por meio de uma ferramenta usada em publicidade digital que mostra coordenadas físicas, IP do telefone e provedor de internet utilizado.
De acordo com a Wired, as políticas da Starlink indicam que a SpaceX pode encerrar os serviços se os usuários participarem de atividades fraudulentas ou se o sistema for utilizado em locais não autorizados. Questionada pela revista sobre os acessos em Mianmar, a empresa não respondeu, disse a publicação.
O g1 também contatou a Starlink e a SpaceX sobre o assunto e aguarda resposta.
Leia também:
Veja como funciona a fábrica de golpes que explora pessoas em Mianmar
Brasileiros vítimas de tráfico humano em Mianmar chegam ao Brasil
Brasileiros vítimas de tráfico humano em Mianmar voltam ao Brasil
Fotos de antenas
Outras evidências citadas são fotos que mostram prováveis antenas Starlink instaladas em locais suspeitos na região. “Eles simplesmente colocam [Starlink] no telhado, e nós temos as fotos”, disse à revista Rangsiman Rome, membro da Câmara dos Deputados da Tailândia.
No início de fevereiro, o político marcou Elon Musk no X e o questionou sobre o uso da Starlink pelos criminosos. O bilionário não respondeu.
Na publicação, Rangsiman Rome diz ter provas sólidas de que os golpistas, envolvidos em tráfico de pessoas, “estão explorando a Starlink para fraudes massivas, causando mais de US$ 60 bilhões em danos econômicos globais por ano”.
“Este é um problema sério com consequências no mundo real. Temos pressionado por ações imediatas do nosso governo para cortar a eletricidade e a internet para os complexos, mas eles começaram a utilizar a Starlink para acessar a internet. Você poderia investigar este assunto?”, perguntou o político a Musk, sem obter resposta.
Brasileiro vítima de tráfico humano revela rotina de escravidão em Mianmar
Brasileiros foram resgatados de fábrica
Mianmar enfrenta uma guerra civil desde 2021, quando criminosos passaram a se instalar no país. Nas ‘fábricas de fraudes’, localizadas próximo à fronteira com a Tailândia, ao menos 120 mil pessoas são mantidas escravizadas e obrigadas a aplicar golpes, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas informou em 2023.
Os brasileiros Phelipe de Moura Ferreira, de 26 anos, e Luckas Viana dos Santos, de 31 anos, foram mantidos reféns por três meses em um desses locais. Eles conseguiram fugir junto com centenas de imigrantes e acabaram resgatados com a ajuda da ONG “The Exodus Road” no último dia 9. Os dois desembarcaram no Brasil na semana passada.
Após o resgate, eles relataram uma rotina repleta de ameaças e agressões, com episódios de espancamento. Nos golpes que seria aplicado nas vítimas havia um roteiro a ser seguido.
Por ser brasileiro, o jovem foi obrigado a aplicar golpes em outros brasileiros. Ele lembra que, sempre que terminava o turno, chorava no quarto.
Segundo Phelipe, ele e outros imigrantes trabalhavam, em média, 16 horas por dia aplicando golpes.
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Zuckerberg atribui demissões em massa na Meta a investimento em IA e não descarta novos cortes

abril 30, 20260 Visitas

‘Não li as letras miúdas’, diz Musk durante julgamento contra a OpenAI

abril 30, 20260 Visitas

China lança campanha contra uso indevido de IA

abril 30, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025237 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 202579 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202559 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.