Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM segunda-feira, 27 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Família faz buscas por taxista desaparecido após sair para tomar banho em balneário no TO

    abril 27, 2026

    Após candidata do TO ir ao STF para seguir em concurso, entenda por que há exigência de altura na carreira policial

    abril 27, 2026

    Entenda morte de homem que negou fornecer água e energia a vizinho em Araguaína

    abril 27, 2026

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de segunda-feira, 27 de abril de 2026

    abril 27, 2026

    WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android antigos em setembro; saiba se seu telefone será afetado

    abril 27, 2026

    ‘Comprem agora’: ministro espanhol alerta que guerra pode disparar preço de passagens aéreas

    abril 27, 2026

    Suspeito de matar estudantes nos EUA pesquisou no ChatGPT como descartar corpo na lixeira, diz polícia

    abril 27, 2026

    Microsoft abre mão de exclusividade na nuvem e redefine parceria com a OpenAI

    abril 27, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Família e voluntários se mobilizam em buscas por taxista desaparecido após sair para tomar banho em balneário

    abril 27, 2026

    Família faz buscas por taxista desaparecido após sair para tomar banho em balneário no TO

    abril 27, 2026

    WhatsApp deixará de funcionar em celulares Android antigos em setembro; saiba se seu telefone será afetado

    abril 27, 2026

    ‘Comprem agora’: ministro espanhol alerta que guerra pode disparar preço de passagens aéreas

    abril 27, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Tocantins»Algodão tem aumento de 34,2% na área plantada e soja deve alcançar 1,5 milhão de hectares cultivados no Tocantins
Tocantins

Algodão tem aumento de 34,2% na área plantada e soja deve alcançar 1,5 milhão de hectares cultivados no Tocantins

novembro 21, 2024Nenhum comentário3 Visitas
Janela de plantio do algodão começa nesta quinta-feira (21). Soja deve ter aumento de 12% na produção do estado, segundo a Seagro. Plantações de algodão e soja
Keven Lopes/Governo do Tocantins/ Seagro/Arquivo
As culturas de algodão e soja produzidas no estado estão expandindo as áreas plantadas para a safra deste ano. Na primeira, o crescimento é de 34,2% na área plantada em relação à safra 2022/2023. Para a soja, a expectativa é de 3% a mais em relação à safra anterior, podendo chegar a 1,5 milhão de hectares cultivados.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
As informações são da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). Com relação ao algodão, a partir desta quinta-feira (21) estará aberta a janela de plantio da cultura no Estado.
O prazo segue até 15 de janeiro de 2024 para a primeira safra (sequeiro). Para a safrinha do algodão a plantação está autorizada a partir do dia 15 de janeiro e seguirá até 15 de março.
De acordo com a Adapec, com o crescimento a área cultivada do algodão chegou a 8.823 hectares neste ano. As maiores produções estão em Dianópolis, Campos Lindos, Tocantínia e Nova Rosalândia.
Até esta quarta-feira (20) está em vigor vazio sanitário do algodão no Estado. Desde o dia 20 de setembro, equipes da Adapec monitoram as áreas de cultivo com o objetivo de prevenir contra o bicudo-do-algodoeiro, um besouro que ataca a plantação de algodão. Se não tiver controle, a praga pode comprometer até 70% da produção, segundo a pasta.
Soja deve ter crescimento de 12%
Com relação à soja, a expectativa de crescimento para a próxima safra é de 12%. Também houve expansão da área plantada, que deve alcançar 1,5 milhão de hectares de cultivo, representando um crescimento de 3% em relação à safra anterior, de acordo com a Seagro, com base nos dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Um levantamento técnico realizado pela pasta apontou que grande parte da área destinada ao cultivo da oleaginosa no estado já foi semeada, sendo as mais avançadas com 90% do total da área plantada e as mais atrasadas, com 70%. Neste ano, os produtores puderam contar com as boas condições climáticas para o plantio.
“Com base nessas informações, é esperado que até o fim de novembro os produtores tocantinenses concluam os plantios da soja, favorecendo uma janela de plantio que promete bons resultados para a segunda safra, especialmente para o milho, nosso principal cereal e segunda cultura”, explicou o engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior.
Todo o setor agrícola é beneficiado com a expansão da área plantada e produção de soja, que segundo o engeneiro, geram renda aos agricultores e impulsionam os negócios como venda de insumos agrícolas, combustíveis e máquinas, e ampliam até a contratação de profissionais que atuam na área rural.
Para seguir com a previsão positiva, segundo o engenheiro é preciso ter um equilíbrio entre produção e a preservação ambiental, além de políticas públicas e investimentos em novas tecnologias.
PIB no Tocantins
Dados recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto (PIB) do Tocantins teve crescimento de 6% em 2022. O estado teve o quarto melhor desempenho entre os estados, em comparação com 2021, somando R$ 58,2 bilhões.
Apesar do crescimento, o setor da agropecuária no Tocantins foi o único que apresentou queda. Em 2021, era de 28,6% e, em 2022, 23,8% do total. Mesmo assim, as últimas taxas foram as maiores da atividade na série histórica, informou o IBGE.
Os setores com maior participação no PIB do Tocantins são o de serviços, com 63,8% e a indústria, com 12,4% do total, apontou o levantamento. Com relação ao PIB nacional, a participação tocantinense foi de 0,6% em 2022, segundo o IBGE.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Família faz buscas por taxista desaparecido após sair para tomar banho em balneário no TO

abril 27, 20260 Visitas

Após candidata do TO ir ao STF para seguir em concurso, entenda por que há exigência de altura na carreira policial

abril 27, 20260 Visitas

Entenda morte de homem que negou fornecer água e energia a vizinho em Araguaína

abril 27, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025237 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 202577 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202559 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202458 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.