Close Menu
Sucesso FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Sucesso FM quarta-feira, 10 dezembro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    STF começa a analisar retorno de Wanderlei ao cargo de governador do Tocantins; veja como é processo

    dezembro 10, 2025

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de terça-feira, 9 de dezembro de 2025

    dezembro 9, 2025

    Promotor de Justiça do Tocantins fica ferido após se envolver em acidente e bater em árvore na BR-153

    dezembro 9, 2025

    Veja quem são os oito foragidos do Tocantins com nomes incluídos na lista de mais procurados do Brasil

    dezembro 9, 2025

    O que países estão fazendo para regular o acesso de crianças às redes sociais

    dezembro 10, 2025

    ‘Vejo você em 4 anos’: adolescentes na Austrália se despedem das redes antes de proibição

    dezembro 10, 2025

    Como a Austrália pretende impedir que menores de 16 anos acessem as redes sociais

    dezembro 9, 2025

    Ao menos 19% dos usuários de internet no Brasil fizeram apostas online em 2025, diz pesquisa

    dezembro 9, 2025

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    STF começa a analisar retorno de Wanderlei ao cargo de governador do Tocantins; veja como é processo

    dezembro 10, 2025

    O que países estão fazendo para regular o acesso de crianças às redes sociais

    dezembro 10, 2025

    ‘Vejo você em 4 anos’: adolescentes na Austrália se despedem das redes antes de proibição

    dezembro 10, 2025

    VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de terça-feira, 9 de dezembro de 2025

    dezembro 9, 2025
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Sucesso FM
Home»Entretenimento»Intelectuais de vários países divulgam carta aberta criticando Musk e apoiam Brasil no bloqueio ao X
Entretenimento

Intelectuais de vários países divulgam carta aberta criticando Musk e apoiam Brasil no bloqueio ao X

setembro 18, 2024Nenhum comentário0 Visitas
Documento, assinado por mais de 40 acadêmicos, expressa preocupação com a influência das ‘big techs’ sobre a soberania digital do país e defende a agenda digital independente do governo brasileiro. Elon Musk em foto de 16 de junho de 2023
REUTERS/Gonzalo Fuentes/File Photo
Intelectuais e professores de vários países, como Reino Unido, México, Argentina, Estados Unidos e até do Brasil, divulgaram uma carta aberta em que declaram apoio ao Brasil em relação ao bloqueio do X e criticam o bilionário Elon Musk, dona da rede social.
O documento foi assinado por mais de 40 nomes. Entre eles, Marcos Dantas, que é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e que compartilhou o texto com o g1. Também assina o brasileiro José Graziano da Silva, ex-diretor-geral da FAO, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) para combate à fome.
O texto expressa preocupação com a influência das chamadas big techs, grupo representado por Google, Meta, Apple, Amazon e Microsoft, sobre a soberania digital do Brasil, e destaca o caso do X em desobedecer decisões judiciais.
Ao fim, os signatários pedem que o governo brasileiro permaneça firme com a sua agenda digital do país e que denuncie possíveis pressões das empresas de tecnologia.
Leia a carta aberta na íntegra:
“Carta Pública
Contra o Ataque das Big Techs à Soberania Digital
Nós, os abaixo-assinados, desejamos expressar nossa profunda preocupação com os ataques em andamento por parte das Big Techs e seus aliados contra a soberania digital do Brasil. A disputa do Judiciário brasileiro com Elon Musk é apenas o mais recente exemplo de um esforço mais amplo para restringir a capacidade das nações soberanas de definir uma agenda de desenvolvimento digital livre do controle de megacorporações sediadas nos Estados Unidos.
No final de agosto, o Supremo Tribunal Federal brasileiro baniu a plataforma X do ciberespaço brasileiro por não cumprir as decisões judiciais que exigiam a suspensão de contas que instigaram extremistas de direita a participar de motins e ocupar os palácios Legislativo, Judiciário e Governamental em 8 de janeiro de 2023.
Posteriormente, o presidente Lula da Silva deixou claro a intenção do governo brasileiro de buscar independência digital: diminuir a dependência do país de entidades estrangeiras para dados, capacidades de IA e infraestrutura digital, além de promover o desenvolvimento de ecossistemas tecnológicos locais. De acordo com esses objetivos, o estado brasileiro também pretende forçar as Big Techs a pagar impostos justos, cumprir as leis locais e ser responsabilizadas pelas externalidades sociais de seus modelos de negócios, que muitas vezes promovem violência e desigualdade.
Esses esforços foram recebidos com ataques do proprietário da X e de líderes de direita que reclamam sobre democracia e liberdade de expressão. Mas precisamente porque o espaço digital carece de acordos regulatórios internacionais e democraticamente decididos, grandes empresas de tecnologia operam como governantes, decidindo o que deve ser moderado e o que deve ser promovido em suas plataformas.
Além disso, a plataforma X e outras empresas começaram a se organizar, junto com seus aliados dentro e fora do país, para minar iniciativas que visam a autonomia tecnológica do Brasil. Mais do que um aviso ao Brasil, suas ações enviam uma mensagem preocupante ao mundo: que países democráticos que buscam independência da dominação das Big Tech correm o risco de sofrerem interrupções em suas democracias, com algumas Big Techs apoiando movimentos e partidos de extrema-direita.
O caso brasileiro tornou-se o principal front no conflito global em evolução entre as corporações digitais e aqueles que buscam construir um cenário digital democrático e centrado nas pessoas, focado no desenvolvimento social e econômico.
As empresas de tecnologia não apenas controlam o mundo digital, mas também fazem lobby e operam contra a capacidade do setor público de criar e manter uma agenda digital independente baseada em valores, necessidades e aspirações locais. Quando seus interesses financeiros estão em jogo, elas trabalham alegremente com governos autoritários. O que precisamos é de espaço digital suficiente para que os estados possam direcionar as tecnologias colocando as pessoas e o planeta à frente dos lucros privados ou do controle unilateral do estado.
Todos aqueles que defendem os valores democráticos devem apoiar o Brasil em sua busca pela soberania digital. Exigimos que as Big Techs cessem suas tentativas de sabotar as iniciativas do Brasil voltadas para a construção de capacidades independentes em inteligência artificial, infraestrutura pública digital, governança de dados e serviços de nuvem. Esses ataques minam não apenas os direitos dos cidadãos brasileiros, mas as aspirações mais amplas de todas as nações democráticas de alcançar a soberania tecnológica.
Também pedimos ao governo do Brasil que seja firme na implementação de sua agenda digital e denuncie as pressões contra ela. O sistema ONU e os governos ao redor do mundo devem apoiar esses esforços. Este é um momento decisivo para o mundo. Uma abordagem independente para recuperar a soberania digital e o controle sobre nossa esfera pública digital não pode esperar. Há também uma necessidade urgente de desenvolver, dentro do marco da ONU, os princípios básicos de regulamentação transnacional para o acesso e uso de serviços digitais, promovendo ecossistemas digitais que coloquem as pessoas e o planeta à frente dos lucros, para que esse campo de provas das Big Techs não se torne uma prática comum em outros territórios.”
Leia também:
O Twitter voltou? Brasileiros relatam que estão conseguindo acessar o X sem VPN
Braço direito de chefe do X, responsável por negociar com governos deixa empresa
Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

O que países estão fazendo para regular o acesso de crianças às redes sociais

dezembro 10, 20250 Visitas

‘Vejo você em 4 anos’: adolescentes na Austrália se despedem das redes antes de proibição

dezembro 10, 20250 Visitas

Como a Austrália pretende impedir que menores de 16 anos acessem as redes sociais

dezembro 9, 20250 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Charlie Kirk: vídeos sem filtro do tiroteio viralizam nas redes sociais e expõem nova lógica da informação

setembro 11, 2025222 Visitas

‘IA do job’: brasileiros ganham dinheiro criando mulheres virtuais para conteúdo adulto

março 22, 202555 Visitas

Dono de empresa de turismo morre em Palmas

outubro 31, 202554 Visitas

Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

setembro 16, 202446 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2025 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.